Campanha estadual visa estimular empresas a não demitirem por três meses

 

Mais quatro organizações aderiram à campanha “Trabalha e Confia”, que estimula as empresas capixabas de todos os portes e setores a manterem por pelo menos mais três meses o número de funcionários que tinham em fevereiro deste ano. As novas são: o Movimento Empresarial do Sul do Espírito Santo (Messes); a Usina Paineiras S/A; a Associação dos Contabilistas do Sul do ES (Ascosul); e a Aderes (Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Espírito Santo).

A campanha foi idealizada pelo Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES), com inspiração no movimento nacional “Não Demita”. A adesão de empresas não implica em nenhum compromisso formal das participantes, mas visa estimula os empreendedores a buscarem novas formas de evitar ou ao menos minimizar um colapso econômico e social.

“Se tivermos muitas demissões a mais, os trabalhadores demitidos param de consumir, as empresas param de vender, aí entramos num círculo vicioso. Estamos vivendo um momento histórico, nossa atitude neste momento ficará marcada para as próximas décadas. Existem mecanismos para evitar demissões, criados por leis recentes, além de linhas de financiamento, e queremos estimular até mesmo a criação de políticas públicas novas”, afirma o procurador do Trabalho no estado Djailson Martins Rocha.

Já estavam engajados na campanha, que foi lançada no final de abril: o Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Estado do Espírito Santo (Sindirochas); a Companhia de Alimentos Uniaves; a Itabira Agro Industrial; o Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas); o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); o Sindicato dos Comerciários do Estado Espírito Santo (Sindicomerciários); e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES).

Todos os parceiros envolvidos terão o nome divulgado publicado no site e nas redes sociais do MPT-ES, como uma forma de valorizar sua demonstração de compromisso social. A campanha também começa a ter uma ação de comunicação coordenada entre todos os participantes, com o mesmo objetivo.

“A Usina Paineiras está engajada na campanha também por entender seu papel como referência no Sul do estado do Espírito Santo. Além disso, desde o início da recomendação de isolamento social no estado, afastamos mais de 50 funcionários de grupos de risco e também doamos mais de 5.000 litros de álcool a 70% para instituições da saúde da região. Todos estamos nos esforçando para contribuir com a diminuição dos impactos dessa doença”, destaca Antonio Carlos de Freitas Junior, gerente da organização.

As empresas e organizações que desejam aderir à campanha podem se cadastrar neste link.

Para divulgar sua participação, conte com a identidade visual disponível aqui.

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