MAT_2686 - reduzida

Maquinário passa por reparos rotineiros após fim da safra de cana

Encerrada a safra de cana-de-açúcar no litoral sul do Espírito Santo em outubro, o maquinário da Usina Paineiras, em Itapemirim (ES), passa por manutenção. O período de reparos nas máquinas segue até abril do próximo ano, e a empresa continua funcionando, com atividades administrativas, estocagem e comercialização de açúcar.

A manutenção é feita pelos próprios colaboradores da usina, que são treinados em procedimentos operacionais padrão (POPs) para cada serviço. Moendas, caldeiras e geradores são as principais máquinas que precisam de cuidados.

“Esse período de manutenção é muito importante para nós, pois diminui bastante o risco de se ter que consertar uma máquina durante a safra, que acontece entre abril e outubro”, afirma Antonio Carlos de Freitas, diretor de negócios da Usina Paineiras.

Importância econômica

Cerca de 80% da cana-de-açúcar dos fornecedores do litoral sul do Espírito Santo é comercializado com a Usina Paineiras, que representa aproximadamente 0,5% da produção de açúcar do país.

A cultura da cana é a segunda principal atividade econômica da região (segundo a CDL de Marataízes e Itapemirim), com uma área de plantio estimada em mais de 15 mil hectares. A atividade gera renda para mais de 500 agricultores familiares cooperados.

Compartilhe: