Curso visa preparar agentes para atuação nas comunidades
A sala de aula ficou cheia para a apresentação sobre saneamento, tema do primeiro módulo do curso para agentes ambientais do córrego Cobiça, em Cachoeiro de Itapemirim (ES). O encontro foi realizado na quinta-feira (24), na escola municipal Florisbelo Neves, no bairro Novo Parque.
O curso está capacitando moradores dos bairros que margeiam o córrego Cobiça a desenvolverem projetos para a limpeza e preservação do córrego junto às comunidades.
Devido ao elevado número de inscrições, os agentes foram divididos em duas turmas: a primeira, com 45 pessoas, que começou no dia 24; e a segunda, que já conta com mais de 40 inscritos, e vai começar no dia 14 de agosto.
“Eu procuro alertar as pessoas que passam perto do córrego, principalmente crianças, a jogarem o lixo no local certo. Fazendo o curso, vou poder atuar de forma mais qualificada”, afirma Nilza de Fátima da Silva, moradora do Novo Parque há 25 anos.
Agente de saúde no mesmo bairro, Edneia Florio Dias destaca a importância da aula sobre saneamento.
“O que estou vendo no curso tem impacto direto no meu trabalho, já que saneamento e saúde são coisas totalmente ligadas”, diz Edneia, que faz coleta seletiva de lixo regularmente com a filha.
Programa
O curso faz parte do Programa de Revitalização dos Córregos e tem três módulos: saneamento; diagnóstico do córrego; e elaboração de projetos. Ao todo, são 30 horas de duração, sendo nove presenciais. Ao final, os participantes recebem certificado.
O programa é realização conjunta da Fammopoci com a prefeitura municipal e a Odebrecht Ambiental. Para saber mais, o telefone é (28) 999392986.