Curso gratuito para produtores do litoral Sul ensinou a construir caixas secas

Produtores rurais de Itapemirim e Marataízes participaram nos últimos dias de um curso gratuito sobre adequação de estradas vicinais e construção de caixas secas, oferecido pela Usina Paineiras, de Itapemirim (ES), com técnicos do Serviço Nacional de Aprendizado Rural (Senar) e parceria do Sindicato Rural de Itapemirim.

 

Em períodos de estiagem prolongada como o atual, as caixas secas contribuem para a recarga dos lençóis freáticos, na medida em que as águas de chuva passam a ser coletadas adequadamente para maior infiltração no solo. Assim, os rios e os córregos ficam menos vazios, e o produtor consegue irrigar com mais facilidade. A divulgação e as inscrições para o curso foram realizadas pela Usina Paineiras, pelo Senar e pelas secretarias municipais de agricultura das prefeituras do litoral Sul.

 

O curso durou ao todo 24 horas, foi realizado entre os dias 13 e 15 e contou também com a participação de técnicos das secretarias municipais de desenvolvimento rural, que podem replicar o modelo por toda a zona rural de seus municípios.

 

“Assim como todos os produtores rurais da nossa região, a Usina Paineiras teve todo o seu trabalho fortemente impactado, mais uma vez, pela estiagem. Acreditamos que esse curso será útil tanto para quem fornece cana-de-açúcar para a usina, quanto para todos os outros produtores rurais”, afirmou a responsável pela área ambiental da Usina Paineiras, Janice Maria Ribeiro Dias.

 

Aos 110 anos de atividades ininterruptas, a Usina Paineiras não produz mais cana-de-açúcar, dedicando-se exclusivamente ao beneficiamento da matéria-prima dos fornecedores da região, para a produção de etanol e açúcar. Segundo a CDL de Marataízes e Itapemirim, a cultura canavieira é a segunda atividade econômica mais relevante do litoral Sul capixaba.

 

Participante do curso, o técnico agrícola Adriano de Oliveira Alves assim o avaliou: “Tive a satisfação de ter participado do curso realizado pelo instrutor Engenheiro Agrônomo do Senar Aliamar Comério, em que ele, com seus depoimentos de anos de experiência, realizou um treinamento dinâmico, com material didático excelente, conseguindo passar todo o seu conhecimento no tempo adequado de forma simples e eficiente. Realizou um dia de campo muito prático onde foi demonstrado todos os procedimentos de implantação do projeto. A experiência e a dedicação do instrutor foram fundamentais para o sucesso do aprendizado.”

Compartilhe: