???????????????????????????????

Unimed Sul Capixaba esclarece mitos e verdades sobre os diagnósticos e dá orientações sobre cuidados diários

Facilitar a compreensão a respeito de hipertensão e diabetes é o objetivo da Unimed Sul Capixaba, em Cachoeiro de Itapemirim (ES), com o novo ciclo de oficinas que começa no próximo dia 29. Clientes com algum dos diagnósticos podem se inscrever no Núcleo de Promoção à Saúde, pelo telefone 2101-6332.

“Algumas pessoas deixam de tomar o medicamento por dias pela falta de sintomas, interrompendo o tratamento. Isso é um sinal de que o paciente precisa conhecer melhor seu diagnóstico”, explica a enfermeira responsável pelas oficinas, Simone Morini.

Palestras, dinâmicas e outros recursos didáticos são usados por uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde, como nutricionistas e psicólogos, para orientar os grupos de hipertensão e diabetes. Os encontros são realizados no auditório do edifício-sede da cooperativa. 

Hipertensão

Dados de 2013, da Organização Mundial de Saúde (OMS), apontam que 9,4 milhões de pessoas no mundo morrem, anualmente, de hipertensão. Nos encontros mensais da Unimed, vão ser apresentados os parâmetros de pressão leve, moderada e grave, e a importância de aferir a pressão regularmente. O primeiro grupo participa no dia 29.

Diabetes

O Brasil é o quarto país no mundo em casos de diabetes, chegando a mais de 13 milhões, mas, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes,metade dessas pessoas não sabe que têm a doença. Cada oficina de diabetes vai ter cinco encontros, onde os pacientes poderão aprender as diferenças entre diabetes tipo 1 e 2, a elevação da glicose no sangue (hiperglicemia) e a aplicação da insulina. De 05 de junho a 03 de julho, será formada a primeira turma.

Oficina de Hipertensão realizada em 2013

Compartilhe: