Trabalhadores rurais da safra levam até motocicletas nos bagageiros
Muitos eletrodomésticos, além de bicicletas e até motocicletas, estão entre os itens que lotam os bagageiros dos ônibus dos trabalhadores nordestinos quando eles retornam para casa depois da safra de colheita de cana-de-açúcar da Usina Paineiras, em Itapemirim (ES). Neste ano, a despedida foi nesta segunda-feira (29).
Em ônibus fretados pela própria empresa, eles embarcam rumo principalmente ao estado de Alagoas levando também muitos alimentos para a viagem (que dura cerca de um dia e meio), além de outras compras diversas, que realizam com os recursos obtidos pelo trabalho de colheita.
“Eles nos contam que aqui eles encontram preços e produtos melhores do que os de onde eles vêm, e então aproveitam o que ganham aqui para comprar e levar para casa. Isso é muito bom também para o comércio e os prestadores de serviço da nossa região”, destaca José Manoel Figueiredo, supervisor agrícola da Usina Paineiras, responsável inclusive pelo relacionamento com os trabalhadores.
Mas muitos trabalhadores também levam de volta o que trouxeram de casa, inclusive motocicletas e bicicletas que eles usam para passear nos momentos de folga, além de ferramentas de trabalho, como facões e roupas específicas.