1

Projeto de reflorestamento de Iconha conquistou o troféu Biguá

Um projeto ambiental de Iconha (ES) conquistou um prêmio regional de sustentabilidade devido ao trabalho realizado com apoio do viveiro de mudas da Usina Paineiras, de Itapemirim (ES). Trata-se do projeto Bicho do Mato: Ação Jovem a Serviço da Sustentabilidade, que recebeu o troféu Biguá, da TV Gazeta Sul, no último dia 24, em Cachoeiro de Itapemirim (ES).

Desenvolvido há três anos, o projeto já contribuiu para o reflorestamento de dez propriedades rurais de Iconha, a partir da iniciativa de jovens que estavam mobilizados em favor da recuperação do rio Iconha.

“A Usina Paineiras foi de enorme importância para os nossos primeiros anos de trabalho, para a maioria das ações, fornecendo mudas para os reflorestamentos e recuperação das matas ciliares”, explica Larissa Caldonho, responsável pelo setor de aquisição de mudas para reflorestamento do Bicho do Mato.

Ao todo, o Bicho do Mato conseguiu disponibilizar 5 mil mudas, totalizando 4,5 hectares de área reflorestada e com manutenção. Além disso, desenvolveu educação ambiental junto a mais de 2.000 pessoas do município – especialmente crianças.

Diversas outras empresas e instituições também são parceiras do Bicho do Mato, ao lado da Usina Paineiras, tais como: o Incaper, o Iema, a Pastoral Ecológica de Cachoeiro de Itapemirim, as transportadoras Jolivan e Paganini, a Associação dos Caminhoneiros de Iconha, a Igreja Católica de Iconha, a Prefeitura Municipal de Iconha e a Câmara de Vereadores de Iconha.

Desde 2012, o troféu Biguá premia instituições e empresas que contribuem para o desenvolvimento socioambiental do Sul do estado do Espírito Santo. Ele é oferecido pela TV Gazeta Sul, em parceria com organizações como a Samarco, o Sicoob e a Odebrecht Ambiental.

Compartilhe: