Horta na Ecola Elísio Cortes 2

Projeto estimula alunos a prática da sustentabilidade e da alimentação saudável

Ainda neste mês, três escolas municipais de Cachoeiro de Itapemirim (ES) começam a receber oficinas para a criação de hortas feitas com materiais recicláveis. Além de um exercício sobre sustentabilidade, a ideia é despertar nos alunos o interesse pelo cultivo e consumo de alimentos saudáveis. O projeto, realizado pela concessionária Foz, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, traz no nome a sua metodologia, “Reciclando e plantando”. Até o final do ano, outras quatro escolas vão ser contempladas.

Na escola Elísio Cortes Imperial, o terreno vago, atrás da escola já foi capinado e limpo para receber a horta, deixando de ser um espaço ocioso para, agora, produzir alimentos. “O objetivo do projeto é promover práticas sustentáveis dentro e fora da escola, uma vez que envolve os pais dos alunos e dessa forma pode ser replicado para a comunidade onde a escola está inserida”, afirma a analista de comunicação da Foz, Micheline Bernabé.

Nos bairros Alto Village e Ilha da Luz, em outras duas escolas municipais, as hortas também começam a ser montadas a partir deste mês. Essas ações fazem parte do programa de educação ambiental da Foz, Cuidar Mais, que vai beneficiar mais 25 escolas com revistas em quadrinhos educativas.

Reciclando e plantando

Com terra adubada, sementes e mudas, pneus e garrafas pet se transformam em canteiros que produzem verduras, hortaliças e legumes. Esses alimentos vão ser inseridos na merenda escolar. “A proposta é estimular hábitos alimentares saudáveis, mostrando como a horta pode contribuir”, conta a consultora técnica da Foz, Dalva Ringuier.

O plantio e o cultivo da horta, que são orientados pela equipe da Foz, passam a fazer parte das atividades diárias dos alunos da educação infantil. Com a ajuda dos professores, eles regam e acompanham o crescimento das mudas. Mas, segundo a consultora da Foz, toda a escola, e também as famílias e a comunidade participam e colaboram, inclusive, sendo estimuladas a fazer suas próprias hortas em casa.

Horta na Ecola Elísio Cortes 1

Compartilhe: