DSC08474

 

Santo Antônio e Gilson Carone recebem o Programa de Revitalização dos Córregos

Os córregos Santo Antônio e Gilson Carone, que atravessam onze bairros de Cachoeiro de Itapemirim (ES), serão revitalizados este ano. Esta é a segunda etapa do Programa de Revitalização dos Córregos, lançado ano passado e criado justamente para encontrar, junto às comunidades, ferramentas eficientes para a limpeza completa dos córregos, que já estão saneados, porém sujos especialmente por lixo residencial e devido a lançamentos irregulares de esgoto.

Dentre as atividades programadas estão um curso de formação de agentes ambientais para os moradores dos bairros do entorno dos córregos e atividades de conscientização a respeito de lançamentos irregulares de lixo e esgoto.

Uma primeira reunião de mobilização para o programa foi realizada nesta terça-feira (17), na sede da Odebrecht Ambiental, no bairro Ilha da Luz, com os parceiros do programa juntamente com a concessionária: a Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares de Cachoeiro de Itapemirim (Fammopoci), a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agersa), a Polícia Ambiental e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

“A primeira etapa do programa foi bem sucedida, com muito envolvimento das comunidades. O objetivo é sensibilizá-las para a importância de cuidar dos córregos, que, preservados, oferecem mais conforto, saúde e qualidade de vida para quem vive perto deles, além de ajudar a cuidar do rio Itapemirim”, afirma Micheline Bernabé, responsável pela área de Responsabilidade Socioambiental na Odebrecht Ambiental.

Córregos estão saneados

Em Cachoeiro de Itapemirim, 95% dos imóveis da área urbana possuem esgotamento sanitário completo, e quase todos os córregos do município estão saneados. Entretanto, a maior parte deles ainda está poluída com lixo e esgoto doméstico, devido inclusive à existência de ligações irregulares.

No lançamento do Programa de Revitalização dos Córregos, em junho de 2014, as lideranças comunitárias conheceram fotografias inéditas que mostravam os córregos com muito lixo residencial, óleo e outros resíduos.

Além de mobilizar as comunidades junto dos parceiros, a Odebrecht Ambiental realiza um ciclo de investimentos que visa sanear os últimos dos maiores córregos da cidade. Ao longo deste ano, esses investimentos estão concentrados no entorno dos córregos dos bairros Aeroporto e Coramara, atravessando também BNH, Monte Cristo e outros.

Inscrições abertas para curso

Já estão abertas as inscrições para a edição deste ano do curso de formação de agentes ambientais comunitários. O curso é destinado aos moradores dos bairros do entorno dos córregos contemplados no Programa de Revitalização dos Córregos.

O curso é gratuito e seus participantes são orientados para a construção de projetos de educação ambiental locais e inovadores. As inscrições seguem até o dia 15 de abril, e as atividades devem iniciar em 13 de maio.

As inscrições já podem ser realizadas na Odebrecht Ambiental. O telefone para mais informações é o 2101-3346.

Confira os bairros contemplados:

Parque Laranjeiras
São Francisco de Assis
Maria Ortiz
Zumbi
Nova Brasília
Santo Antônio
Guandu
Gilson Carone
Estellita Marins
Otton Marins
Agostinho Simonato

Compartilhe: