Curso do Cuidar Mais_03abr2013.1

Educadores conheceram novo método, com revistinhas, já aplicado em 146 cidades

Vinte e três escolas de Cachoeiro de Itapemirim (ES) estão preparando novas ações de educação ambiental para este ano. O objetivo é aproveitar um novo material didático já experimentado em mais de 700 escolas de 146 cidades brasileiras e do exterior. O recurso inclui um kit de seis revistinhas em quadrinhos a serem distribuídas a 2.000 estudantes, ao longo deste ano, dentro dos projetos de educação ambiental específicos de cada escola.

O novo recurso didático foi apresentado e entregue a 40 educadores dessas escolas, durante um curso de atualização sobre Saneamento e Sustentabilidade realizado no último dia 3, no auditório da Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Coronel Borges. Participaram representantes de escolas municipais, estaduais e particulares, além da Secretaria Municipal de Educação. Essas ações constituem o programa Cuidar Mais, que é o novo modelo de parceria com as escolas da cidade desenvolvido pela Foz – unidade Cachoeiro de Itapemirim.

“Toda a metodologia do material, do curso e do apoio técnico que oferecemos às escolas é trazido da Organização Água e Cidade, que é uma referência nacional na área de educação ambiental junto às escolas. Ele vem contribuir com o estímulo e o apoio que a Foz sempre busca oferecer, aos educadores, na construção que eles próprios já realizam de projetos socioambientais inovadores e relevantes”, explica a responsável pela área de comunicação da Foz em Cachoeiro, Rosa Malena Gomes Carvalho.

Troca de experiências nacional

As escolas que já se inscreveram no programa  Cuidar Mais podem consultar o site da Organização Água e Cidade (www.aguaecidade.org.br) para  conhecer experiências cadastradas por outras escolas de todo o Brasil.  O cadastro foi gratuito e vai servir como um grande banco de informações positivas que podem ajudar e incentivar ainda mais os educadores.

Mas o que é realizado em Cachoeiro também é automaticamente levado para outras cidades de todo o Brasil. É porque parte das revistinhas em quadrinhos apresenta o modelo de excelência da prestação dos serviços de água e esgotamento sanitário de Cachoeiro, e essas revistas muitas vezes são distribuídas para dezenas de escolas que se cadastram voluntariamente por todo o Brasil.

“O material adquirido pela Foz – unidade Cachoeiro de Itapemirim é aproveitado como referência para distribuição das muitas escolas brasileiras que eventualmente atuam em municípios onde não há mobilização para programas como o Cuidar Mais”, informa a coordenadora da Água e Cidade, Noemia Frisson, que participou do curso do dia 3.

Educadores de Cachoeiro comemoram

Coordenadora da escola municipal Monteiro Lobato, a educadora Rosamaria Carvalho da Silva afirma que uma das vantagens do Cuidar Mais é trazer informações específicas e atualizadas sobre Saneamento e Sustentabilidade. “Nossos livros didáticos são muito bons, mas não trazem informações tão atualizadas quanto as que temos no curso e nas revistinhas que vão ser entregues aos estudantes. E as crianças vão levar as informações para os pais”, ressalta.

Já a professora de Ciências Ludmila Grechi, da escola IPE – Instituto de Pesquisas Educacionais, informa que o Cuidar Mais vai ser apresentado aos demais educadores da instituição de ensino para contribuir com os diversos trabalhos de sustentabilidade já realizado nos diversos níveis de ensino.

E, representante da escola estadual Wilson Rezende, do distrito de Burarama, a professora Cirlei Brittes comemorou a didática do Cuidar Mais. “Fala diretamente do dia a dia dos estudantes, dos professores, enfim, da comunidade como um todo. Gostei muito”, afirmou.

???????????????????????????????

???????????????????????????????

???????????????????????????????

Compartilhe: