dscf2487-tratada

Pátio da escola lotado durante a reinauguração. FOTO: DIVULGAÇÃO.

Reformada e ampliada, a unidade histórica volta a receber alunos em 2017

 Ampliada e totalmente reformada, a escola municipal da comunidade de Paineiras, em Itapemirim (ES), foi reinaugurada no último dia 10. Agora administrada pela prefeitura do município, a unidade resgata a escola criada e mantida pela Usina Paineiras no mesmo local durante décadas, período em que foi considerada modelo. Ela volta a acolher os estudantes de ensino fundamental da região em 2017.

A escola tem quatro salas de aula, biblioteca, sala de informática, sala de professores e demais dependências de ensino, além de quadra poliesportiva coberta e área de brinquedos. Seu nome continua a ser “Josepha Miranda de Carvalho Britto”, em homenagem à mãe de Ataliba de Carvalho Britto – patriarca da família que é a principal acionista da Usina Paineiras há 79 anos.

“Tenho muito orgulho de participar desta reinauguração, porque fui professora aqui, onde construí uma vida. Esta escola era considerada a modelo de Itapemirim e formou muitos alunos que hoje são professores da nossa rede. Agradecemos também à Usina Paineiras por sempre ter mantido as portas abertas às nossas iniciativas”, discursou a secretária municipal de Educação de Itapemirim, Angélica Sales.

Presidente da Câmara de Vereadores de Itapemirim e ex-funcionário da Usina Paineiras durante 23 anos, Paulo Sérgio de Toledo Costa também prestigiou a reinauguração, lado do prefeito municipal, Luciano de Paiva, e comemorou, ao lado de dezenas de pessoas da comunidade, da prefeitura e da Usina Paineiras.

“Quando eu trabalhava na Usina Paineiras, eu também era responsável por realizar a conservação da área da escola. Agora, como vereador, estive seis vezes durante a reforma, para garantir que fosse entregue esta obra, que é da melhor qualidade. Tudo isso é importante para que os pais possam deixar os seus filhos com tranquilidade e irem trabalhar, evitando inclusive o êxodo rural”, destacou o vereador, que é conhecido como Paulinho da Graúna.

Nascido em Paineiras e filho do patriarca Ataliba, o diretor-presidente da Usina Paineiras, Regis Souza de Carvalho Brito, elogiou a prefeitura de Itapemirim pela nova realização. “Eu nasci aqui e dediquei toda a minha vida a este lugar. Esta era uma obra inimaginável, mas existem pessoas que fazem a hora e constroem o município e o país. O prefeito Luciano de Paiva é um grande parceiro desta comunidade, que também está de parabéns por receber este legado fantástico”.

Por sua vez, o prefeito de Itapemirim, Luciano Paiva, discursou: “Todas as obras em Itapemirim são feitas com responsabilidade. A administração nunca vai esquecer do interior e de nenhum outro lugar. As melhorias ocorrem em todo o município. Eu amo Itapemirim, e o melhor sempre será feito para todos. Eu não admito ver uma escola fechada, a educação tem que estar, sempre, em primeiro lugar. Nenhuma escola deve ser fechada, mas sim reformada e outras construídas.”

dscf2493

Em uma das salas de aula reformadas, da esquerda para a direita: os diretores da usina Nemésio Cavalcante Junior e Antonio Carlos de Freitas; o secretário de Obras de Itapemirim, Amon dos Santos Lima; o diretor presidente da usina, Regis Souza de Carvalho Britto; o prefeito Luciano de Paiva; e a secretária de Educação de Itapemirim, Angélica Rufino Sales. FOTO: DIVULGAÇÃO.

Autoridades descerrando a placa de inauguração da escola. FOTO: DIVULGAÇÃO.

Autoridades descerrando a placa de inauguração da escola. FOTO: DIVULGAÇÃO.

Autoridades na mesa oficial do evento de reinauguração da escola. FOTO: DIVULGAÇÃO.

Autoridades na mesa oficial do evento de reinauguração da escola. FOTO: DIVULGAÇÃO.

 

 

Compartilhe: