FOTO: DIVULGAÇÃO.

A apresentação completa do professor Josil

 

Confira todos os detalhes da apresentação técnica sobre as perspectivas do mercado e os cuidados com os canaviais apresentados no 1º Seminário Sul Capixaba sobre Cana-de-Açúcar

 

Dezenas de produtores rurais de cana-de-açúcar reuniram-se em Itapemirim (ES), no último dia 30, para participar do 1. O evento, organizado sob a liderança do Sebrae-ES, teve como destaque uma palestra de 90 minutos do professor Josil de Barros Carneiro Junior, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). 

Clique aqui para fazer o download do arquivo com a íntegra do arquivo apresentado pelo professor durante o evento, contendo informações atualizadas e regionais tanto sobre as perspectivas do mercado, quanto sobre as novas variedades brasileiras de cana-de-açúcar, a produtividade dessas espécies e os tratos culturais de acordo com as condições meteorológicas previstas para os próximos meses no Sul do ES.

A perspectiva do professor é de que os preços pagos aos produtores rurais continuem bons nos próximos anos, devido a uma combinação específica de fatores que já estão influenciando os mercados dos dois produtos finais das usinas: o etanol e o açúcar.

“O sul do Espírito Santo é uma região com déficit hídrico constante, precisamos considerar isso. É claro que a seca deste ano foi atípica, mas a condição normal é de déficit hídrico”, destacou. Portanto, “é importante trabalhar com mudas de qualidade, mas também com preparo adequado do solo. É uma sequência de atividades. Hoje a cana-de-açúcar não é só para subsistência – hoje, ela dá retorno. Em Minas Gerais, no Norte do ES e no Sul da Bahia, por exemplo, produtores estão substituindo o eucalipto pela cana-de-açúcar”, afirmou.

Em seguida à palestra do professor Josil, foi realizada outra palestra, por Luciana Schaeffer Abranches, tratando do gerenciamento de propriedades e do negócio agrícola, que ela destacou que precisa ser encarado como uma empresa a céu aberto. Luciana é consultora do Sebrae-ES e gestora de Agronegócios com MBA em Gestão Empresarial (FGV).

O evento foi realizado pelo Sebrae-ES, em parceria com: as prefeituras de Itapemirim e de Marataízes; a Coafocana (Cooperativa Agrícola dos Fornecedores de Cana); e a Usina Paineiras S/A. O evento também tem o apoio/patrocínio do Sindicato Rural de Itapemirim-ES; da empresa Agrosolo Produtos Agropecuários; da cooperativa de crédito Sicredi; e do Incaper.

 

 

Mais informações para a imprensa com a assessoria da Usina Paineiras:
– Altercom Comunicação Empresarial: https://linktr.ee/agenciaaltercom 

 

Compartilhe: