Relatório Anual da Qualidade da Água em Cachoeiro começou a ser entregue à população

O Relatório Anual da Qualidade da Água fornecida pela Odebrecht Ambiental, em Cachoeiro de Itapemirim (ES), começou a ser entregue aos imóveis da sede e dos distritos. Mais de 400.000 testes realizados em 2014 atestaram a qualidade da água distribuída no município.

“O relatório é um meio de comunicação interessante que a Odebrecht Ambiental encontrou para apresentar o cuidado que tem com a água que a gente consome. Temos tido cada vez mais acesso a essas informações. E o folheto me chamou mais a atenção porque estamos numa crise hídrica”, afirma Solange Moreira, moradora do bairro Boa Vista.

A tecnologia utilizada pela Odebrecht Ambiental controla em tempo real os parâmetros físico-químicos (cor, cloro, flúor, turbidez e pH) e, periodicamente, os microbiológicos da água, desde a entrada nas estações de tratamentos até a saída em direção aos reservatórios. Mas os testes também são realizados com amostras colhidas periodicamente em diversos pontos ao longo da rede de distribuição.

“O acesso a água tratada é um dos melhores instrumentos para a prevenção de doenças. Com o relatório anual, demonstramos a importância do trabalho de verificação e acompanhamento da qualidade da água que distribuímos, garantindo  um serviço com qualidade e segurança.” explica o diretor da Odebrecht Ambiental, Denis Lacerda.

Qualidade Internacional

Além de atender a Portaria 2.914 do Ministério da Saúde, os testes realizados nos laboratórios da Odebrecht Ambiental são submetidos à verificação de quatro instituições reconhecidas internacionalmente, como a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) e Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) de Franca (SP).

Em 2015, os laboratórios da Odebrecht Ambiental em Cachoeiro de Itapemirim estão em fase final de acreditação junto ao Inmetro, com base na norma NBR ISO 17025, que classifica “Sistemas de Gestão de Qualidade de Laboratórios”. Desde 2002, a Odebrecht Ambiental em Cachoeiro é certificada pela ISO 9001. E, em 2014, garantiu a certificação pela OHSAS 18001, que classifica “Sistema de Gestão em Saúde e Segurança”.

Compartilhe: