???????????????????????????????

 

Relatório Anual da Qualidade da Água em Cachoeiro começou a ser entregue à população na sexta-feira (14)

O Relatório Anual da Qualidade da Água fornecida pela Foz, em Cachoeiro de Itapemirim (ES), começou a ser entregue, na sexta-feira (14), aos imóveis da sede e dos distritos. Mais de 380.000 testes realizados em 2013 atestaram a qualidade da água de acordo com padrões internacionais.

“Tenho dois filhos pequenos e sempre usei a água da torneira para preparar e cozinhar os alimentos. Saber detalhes sobre a qualidade da água é importante para consumir com segurança”, afirma Daniele Calassara, morada do bairro Maria Ortiz.

A tecnologia utilizada pela Foz controla automaticamente os parâmetros fisioquímicos (cor, cloro, flúor, turbidez e PH) e microbiológicos da água, desde a entrada nas estações de tratamentos até a saída em direção aos reservatórios. Mas os testes também são realizados com amostras colhidas periodicamente em 191 pontos ao longo da rede de distribuição.

“Com o relatório anual, demonstramos a importância desse trabalho de verificação e acompanhamento, que garante um serviço com qualidade e segurança. A água tratada corretamente é fundamental para combater e prevenir doenças”, explica o diretor da Foz, Pablo Andreão.

Qualidade Internacional

Além de atender a Portaria 2914 do Ministério da Saúde, os testes realizados nos laboratórios da Foz são submetidos à verificação de quatro instituições reconhecidas internacionalmente, como a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) e Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) de Franca (SP).

Em 2014, os laboratórios da Foz – unidade Cachoeiro de Itapemirim vão ser avaliados para receber a ISO 17025, que classifica “Sistemas de Gestão de Qualidade de Laboratórios”. Desde 2001, porém, a Foz de Cachoeiro já é certificada pela ISO 9001.

Compartilhe: