10ª Descida Ecológica Navegando o Itapemirim - 1

 

Plantio simbólico de mudas também faz parte da iniciativa de estimular a preservação ambiental

Sete quilômetros de descida no maior e mais importante rio do Sul do Espírito Santo, além de fragmentos da história, plantio de mudas e educação ambiental. Essa é a programação da 10ª Descida Ecológica Navegando o Itapemirim, que vai ser realizada no próximo domingo (1º) e já faz parte da Festa de Itapemirim (ES). Segundo a organização do evento, a Associação de Pescadores de Marataízes (Apemar) vai disponibilizar gratuitamente barcos com 60 lugares, incluindo coletes salva-vidas. Qualquer pessoa pode participar, inclusive, com embarcações próprias.

 Mudas nativas da Mata Atlântica, doadas pelo viveiro da Usina Paineiras, vão ser plantadas no entorno do rio para demonstrar a importância da preservação das matas ciliares, que protegem o solo das encostas. A parada para o plantio vai ser orientada por monitores que acompanham o percurso.

 “A ideia é estimular essa e outras ações que podem ajudar a preservar esse manancial tão significativo para o Estado. Para isso, os monitores vão narrar os fatos mais marcantes da história, mostrando como o rio contribui para o desenvolvimento social e econômico da região”, explica o organizador do evento, Hélio Barboza.

 A concentração para a descida começa as 8h, no Porto da Pedra, atrás do antigo prédio da Câmara de Vereadores na Vila de Itapemirim, onde vai ser oferecida hidratação com frutas e água. A saída, no mesmo local, está prevista para as 10h e a chegada, as 12h, no Porto da Barra, em Marataízes.

Menores de 18 anos devem estar acompanhados pelos responsáveis para participar. O evento conta com o apoio da Cooperativa Agrícola dos Fornecedores de Cana (Coafocana), Saae, Usina Paineiras e Samarco. Mais informações, com Hélio Barboza, pelo (28) 9916-0361.

10ª Descida Ecológica Navegando o Itapemirim - 2

Compartilhe: