Medida simples é fundamental para evitar contaminação por microrganismos
Esta é daquelas recomendações maternas de que não podemos esquecer: lavar as mãos várias vezes ao dia, com água e sabão, para evitar muitas doenças. Para nos ajudar a lembrar da importância disso, a Unimed Sul Capixaba realiza uma série de ações ao longo deste mês, em Cachoeiro de Itapemirim (ES), pois nesta segunda-feira (05) comemora-se o Dia Mundial de Higiene das Mãos.
“Lavar as mãos é muito eficaz para evitar a maior parte das contaminações por vírus, fungos e bactérias, que provocam muitas doenças que no dia a dia nem identificamos de onde vêm, como diarreias”, explica a enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital da Unimed, Vanessa Gonçalves Khéde.
As mãos – explica a especialista – são a principal via de transmissão de microrganismos no dia a dia (especialmente em espaços como escolas e lanchonetes). Isso porque a pele é um reservatório muito favorável de microrganismos, que então se transferem facilmente de uma pessoa para outra por meio do simples contato ou mesmo indiretamente – no contato com superfícies contaminadas.
Para fixar a mensagem da higiene, as crianças internadas no hospital neste mês vão receber um brinquedo: o desenho de uma mão, apoiado num palito, para ser levantado toda vez que alguém chegar perto. No desenho, vai estar escrito: “Já higienizou sua mão?”. E diversas outras ações internas, como palestras para os colaboradores da Unimed e muita orientação visual, também vão ser feitas.
“Já é bem conhecida a necessidade de lavar as mãos após usar o banheiro. Mas também é fundamental depois de cobrir a boca para espirrar, manusear dinheiro, trocar a fralda da criança e antes de preparar alimentos e beber, além, é claro, de quando estiverem visivelmente sujas, entre muitos outros momentos”, orienta a enfermeira.
Não deixar de lavar as mãos especialmente quando:
– Depois de manusear material contaminado, mesmo quando as luvas tenham sido usadas.
– Antes e depois de contato com pacientes.
– Antes e após visitas a enfermarias.
– Após ter utilizado o banheiro.
– Após coçar ou assoar nariz,cobrir a boca para espirrar, tossir.
– Após manusear dinheiro.
– Antes de comer, beber e manusear alimentos.
– Antes de fumar.
– Após manusear fraldas.
– Após tocar em animais ou nos seus dejetos.
– Após manusear quaisquer resíduos.
Como lavar:
1. Retirar anéis, pulseiras e relógio.
2. Abrir a torneira e molhar as mãos sem encostar na pia.
3. Colocar nas mãos aproximadamente 3 a 5 ml de sabão. O sabão deve ser, de preferência, líquido e hipoalergênico.
4. Ensaboar as mãos friccionando-as por aproximadamente 15 segundos.
5. Friccionar a palma, o dorso das mãos com movimentos circulares, espaços interdigitais, articulações, polegar e extremidades dos dedos (o uso de escovas deverá ser feito com atenção).
6. Os antebraços devem ser lavados cuidadosamente, também por 15 segundos.
7. Enxaguar as mãos e antebraços em água corrente abundante, retirando totalmente o resíduo do sabão.
8. Enxugar as mãos com papel toalha.
9. Fechar a torneira acionando o pedal, com o cotovelo ou utilizar o papel toalha; ou ainda, sem nenhum toque, se a torneira for fotoelétrica. Nunca use as mãos.