Serviço vai complementar formação especializada da universidade

Principal organização acadêmica e científica capixaba, a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) recebeu quase 100 mudas de árvores, do viveiro da Usina Paineiras, para a ampliação do arboreto do Centro de Ciências Agrárias em Jerônimo Monteiro (ES), município onde a instituição tem um núcleo avançado de estudos sobre florestas.

A doação da Usina Paineiras foi realizada no último dia 27. As mudas foram entregues, no viveiro da usina, ao professor Nilton César Fiedler (à esquerda na foto), pelo gestor ambiental da Usina Paineiras, o engenheiro florestal Lucas Moraes de Jesus (ao centro na foto).

“Um arboreto é onde se cultivam árvores e arbustos para fins científicos e educacionais. Temos certeza de que essa contribuição vai ser importante para a qualificação das atuais pesquisas e projetos e dos atuais e futuros profissionais da UFES”, afirma Lucas.

Viveiro de Paineiras já tem 40 anos
O segundo maior viveiro de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica do Sul do estado é mantido, há 40 anos, pela Usina Paineiras, ao lado da sua indústria, numa área que mede o equivalente a três campos de futebol.

“Ao longo da sua história, o viveiro já doou mais de 300 mil mudas de árvores, contribuindo para o reflorestamento de centenas de propriedades rurais. Aqui já foram cultivadas mais de 230 espécies, sendo 80% delas só da Mata Atlântica”, informa o diretor de Negócios da Usina Paineiras, Antonio Carlos de Freitas.

Além do viveiro, a empresa preserva praticamente intactos, às margens da rodovia ES 490 (Cachoeiro x Safra), 1.600 hectares de Mata Atlântica que compõem a Mata do Ouvidor. Ela é parte do Microcorredor Ecológico Guanandy (um dos dez prioritários do Espírito Santo).

Compartilhe: