Foto: Wallace Hull / Studio HG2
Indústria conquistou reconhecimento por trabalho de reflorestamento
A empresa vencedora do Prêmio Sustentabilidade / Troféu Biguá 2017, oferecido pela regional sul da Rede Gazeta, é a Usina Paineiras, de Itapemirim (ES). A indústria concorreu com o seu Programa Ipê Amarelo, que estimula a comunidade do litoral Sul a reflorestar as margens dos rios Itapemirim e Muqui.
O evento de anúncio dos vencedores e entrega dos troféus foi realizado nessa segunda-feira (23), na área de eventos da empresa Magban, em Cachoeiro de Itapemirim (ES). O prêmio anual foi criado pela Rede Gazeta em 2012 com o objetivo de premiar iniciativas relevantes em todo o Sul do estado e premiá-las.
Além de outras empresas, concorrem ao prêmio, em categorias específicas, escolas, produtores rurais e organizações não governamentais que promovem ações relevantes, em suas comunidades, para a sustentabilidade.
“Essas ações precisam ser multiplicadas. É uma mudança de cultura. Investimos nesse prêmio para prestigiar quem já está tendo consciência e para dar divulgação, para que outras pessoas e empresas possam fazer o mesmo”, afirmou a diretora da regional sul da Rede Gazeta, Maria Helena Vargas.
O programa da usina
O Programa Ipê Amarelo foi criado pela Usina Paineiras, em 2016, para multiplicar o alcance do trabalho de reflorestamento que a própria indústria já realizava em suas terras às margens dos rios Itapemirim e Muqui, no litoral Sul.
A cada nova oportunidade de plantios (a cada mês, no período de chuvas, são cerca de 500 mudas), a usina: convida estudantes para participarem do plantio; traz os estudantes à empresa também para uma palestra sobre a importância das florestas para a produção de água; e depois divulga essas ações.
Em paralelo, a empresa também: mantém a maior área de preservação permanente privada do Sul do estado (a Mata do Ouvidor); mantém um viveiro de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, que produz e fornece especialmente para prefeituras e produtores rurais; e divulga essas ações à comunidade, por meio de ações de comunicação corporativa, inclusive para oferecer apoio a quem deseja reflorestar áreas de recarga dos dois rios.
“Ficamos muito felizes com a premiação, que encaramos também como um reconhecimento do compromisso que esta indústria mantém há décadas com a comunidade em que está instalada. Nossa atividade em si mesma é sustentável, pois se trata de gerar energia limpa e renovável. Além disso, estamos sempre atentos às melhores práticas ambientais”, destacou o diretor de Negócios da Usina Paineiras, Antonio Carlos de Freitas.