saae-de-itapemirim

Com bombas e tubos cedidos pela Usina Paineiras, captação vai mudar de lugar

Para que Itapemirim e Marataízes (ES) possam voltar a ter distribuição de água potável pelo SAAE, que atende esses dois municípios, um novo ponto de captação de água desta concessionária será construído com o apoio da Usina Paineiras.

A centenária indústria está cedendo tubulação e moto-bombas, usadas na irrigação de suas lavouras, ao SAAE, para ser construído um novo local de captação de água do rio Itapemirim, três quilômetros acima do ponto atual.

Com isso, a expectativa do SAAE é que o abastecimento seja normalizado ainda nesta semana. Desde segunda-feira (19), a concessionária está obrigada pela Justiça a manter o abastecimento dos dois municípios, ainda que seja com água salgada.

Em diversos momentos ao longo das últimas semanas, o SAAE suspendeu o abastecimento porque não conseguiu captar água em condições para tratamento, já que o atual ponto de captação do rio está sendo alcançado pelas marés que avançam para dentro do Itapemirim, que está com baixo volume em decorrência da estiagem, que já se dura quase  três anos.

“A estiagem é muito dura para as lavouras, mas a prioridade sempre deve ser o abastecimento humano, então nos solidarizamos com o SAAE e, especialmente, com a população, neste momento difícil para todos”, afirmou o diretor de Negócios da Usina Paineiras, Antonio Carlos de Freitas.

Compartilhe: