??????????

Dados preliminares apontam que 92% alcançaram o peso desejado

A condição física e nutricional de pessoas que fizeram cirurgia bariátrica está sendo avaliada por pesquisa em Cachoeiro de Itapemirim (ES). Dados preliminares apontam que 92% dos pacientes afirmam ter alcançado o peso desejado.

Entre os satisfeitos, 90% pararam de tomar medicamentos de controle da hipertensão e 95% não usam mais remédios contra dores articulares e diabetes do tipo dois.

Participam do levantamento (feito por entrevista telefônica) 239 pacientes da Unimed Sul Capixaba que passaram pela cirurgia entre 2009 e 2012. Os resultados finais devem ser divulgados em outubro.

“Sendo inédita no Espírito Santo, a pesquisa vai contribuir para o trabalho de médicos e outros profissionais de saúde, além de levar informação aos candidatos à cirurgia”, destaca Graziele Ronchetti, autora do estudo junto com Luzia Guilhermina Martins. As duas são estudantes de nutrição no Centro Universitário São Camilo, e recebem orientação da coordenadora do curso Wania Machado de Azevedo.

Congresso de Nutrição

A nutricionista da Unimed Sul Capixaba Adriana Sarzedas (que também contribui com a pesquisa) apresentou os dados preliminares no VI Congresso Brasileiro de Nutrição e Câncer (Ganepão), realizado em São Paulo (SP), no mês de maio.

Parceria

A pesquisa é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES), e tem o apoio do Centro Universitário São Camilo e da Unimed Sul Capixaba.

Compartilhe: