Metaverso é só uma tecnologia? Ou é um novo comportamento? A partir desta questão, foi realizada hoje a décima edição do Verso e Reverso, evento anual organizado pelo grupo de trabalho sobre Comunicação Interna da Abracom (associação à qual a Altercom é filiada).

A Altercom participou e assistiu às palestras de convidados de peso, que trataram bastante dos aspectos comportamentais e tecnológicos e permitiram perceber que: o metaverso envolve processos de entretenimento, de e-commerce e de finanças; envolve também novos comportamentos e não tanto uma nova tecnologia, apesar de estar em movimentação crescente; é um prato cheio para as agências de comunicação corporativa, na medida em que elas são especializadas em geração e gestão de relacionamentos espontâneos, contribuindo também com produção de conteúdo.

Segundo o professor Rubens Yoshida, o metaverso é uma onda, e “vamos surfar essa onda, que vai dar muito resultado”.

Um dos casos concretos apresentados foi o da Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil, que criou uma plataforma própria para o metaverso, permitindo a qualquer pessoa com acesso à internet navegar mesmo sem fazer uso de equipamentos complexos (como aqueles óculos do Google).

Alejandro Gómez, Diretor-Executivo dessa câmara, explicou que a construção da plataforma própria veio dentro de um processo amplo de digitalização para facilitar a realização de negócios com qualidade por todo o Brasil, por pessoas de todas as idades, que então podem se relacionar de maneira muito mais imersiva com qualquer uma das 220 organizações associadas à câmara.

Gostou do conteúdo? Então aproveite que a Abracom disponibilizou o evento gravado, gratuitamente, em seu canal no YouTube. Para ver a programação oficial do evento, clique neste link.

Compartilhe: