A Usina Paineiras, em sintonia com a Sudes (Sociedade das Usinas e Destilarias do Espírito Santo) e o Sindiquímicos (sindicato da produção de álcool e outros do ES), vem a público manifestar-se contrariamente à aprovação do projeto de lei 1013/2011 pelo Congresso Nacional.
Esse projeto visa autorizar a produção e a comercialização, em grande escala, de veículos leves movidos a diesel, o que seria um grave retrocesso. Afinal, no mundo todo, a busca tem sido por restringir o uso do diesel em favor de outros, como etanol.
Hoje, no mundo, as partículas finas emitidas pelo diesel já provocam em torno de 3% das mortes por moléstias cardiovasculares, 5% dos tumores de pulmão e 3% das mortes de crianças de até cinco anos.
Há décadas fazemos parte de movimentos nacionais em favor do etanol, que é um combustível renovável com grande capacidade de desenvolvimento industrial e econômico para o Brasil.
Porém, segundo notícias nacionais recentes (conforme este link: http://zip.net/bqtj1S), a aprovação desse projeto “caminha a passos largos”.
Em favor do arquivamento do projeto 1013/2011, a Usina Paineiras, junto aos seus parceiros e representantes, está participando da mobilização nacional do setor sucroalcooleiro. Aos 103 anos, a empresa continua a trabalhar para o estímulo à produção de cana-de-açúcar, açúcar e etanol, para continuar ser mola geradora de mais de 15.000 empregos diretos e indiretos no Sul do estado.