Palestras gratuitas para pais e estudantes serão oferecidas em Cachoeiro neste mês

Jovens cursando o Ensino Médio precisam tomar decisões importantes sobre seu futuro profissional, ao mesmo tempo em que são submetidos ao estresse de várias provas de seleção, vestibulares e Enem. Para evitar brigas e sofrimento e orientar os estudantes e seus pais, palestras de orientação vocacional serão oferecidas gratuitamente, nos próximos dias 26, 27 e 28, no auditório da escola IPE, em Cachoeiro de Itapemirim (ES), pela psicóloga Renata Magalhães.

Nesse momento tão importante das suas vidas, os estudantes receberão informações sobre como identificar suas habilidades, potencialidades e interesses, além de sugestões para aliviar a ansiedade e lidar com a pressão dos pais.

Já aos pais e responsáveis pelos jovens, a psicóloga Renata Magalhães dará dicas para que, aliviando a angústia, orientem os seus filhos e aproveitem a oportunidade para torná-los mais independentes, comprometidos, responsáveis e autônomos.

“É muito importante lidar bem com esse momento para evitar mágoas e frustrações entre pais e filhos, que podem permanecer para sempre. Por outro lado, existe a oportunidade de ajudar o jovem a se conhecer, para que decida bem os seus próximos passos”, explica a especialista em Terapia Familiar.

Orientações na crise

As palestras também marcam o lançamento do programa Escolhendo Meu Futuro, em que os estudantes e seus pais vão participar de dinâmicas de grupo e outras atividades de orientação vocacional organizadas pela psicóloga Renata Magalhães.

“Esses jovens são pressionados a fazer escolhas como se elas fossem definitivas e imprescindíveis para o resto da vida. Além disso, espera-se que suas escolhas sejam baseadas em possibilidades de reconhecimento e remuneração, e que se esforcem para serem melhores que os outros. Ao mesmo tempo, precisam lidar com as expectativas dos pais e com as transformações da adolescência”, destaca.

Preparação no Fundamental

Estudantes a partir do nono ano do Ensino Fundamental e seus pais estão convidados para as palestras. O ideal é iniciar a preparação para esse momento de escolha bem mais cedo, recomenda Renata Magalhães.

“Para serem bem ouvidos na hora do vestibular dos filhos, os pais precisam ter criado com eles uma relação de confiança, amando-os como eles são, desde quando eles ainda são bebês”, alerta a especialista.

“Profissão é como casamento: há momentos difíceis, que são enfrentados com mais tranqüilidade e menos sofrimento quando há amor. Quando fazemos o que gostamos e temos aptidão, é mais fácil superar os desafios do trabalho. Em momentos de crise como a atual, isso é ainda mais evidente”, pontua a psicóloga.

Serviço

Palestras gratuitas de orientação vocacional

Onde: auditório da escola IPE, em Cachoeiro.

Quando: para os estudantes, em 26/4, das 8h30 às 9h30 e das 10h às 11h; e em 27/4, das 14h às 15h; para os pais, em 28/4, das 19h às 20h.

Palestrante: psicóloga Renata Magalhães, especialista em terapia familiar.

 

Compartilhe: