Isabel Correa Rodrigues

 Aulas do Programa de Revitalização dos Córregos começam quarta-feira (23)

Mais de 100 pessoas se inscreveram para participar do curso de formação de agentes ambientais comunitários do Programa de Revitalização dos Córregos de Cachoeiro de Itapemirim (ES). As aulas começam nesta semana, em duas escolas municipais que são referências nas comunidades envolvidas no programa neste ano.

Nesta quarta-feira (23), tem início a turma das comunidades do entorno do córrego Amarelo. Das 19h às 21h30, as aulas vão ser realizadas na escola Valdy Freitas, no bairro Paraíso. Na quinta-feira (24), no mesmo horário, o curso para os moradores do entorno do córrego Cobiça começa na escola Florisbelo Neves, do bairro Novo Parque.

O curso vai qualificar tecnicamente moradores interessados em desenvolver projetos ambientais inovadores para a limpeza dos córregos.

“O trabalho desses agentes, até o fim deste ano especialmente, vai fortalecer as outras ações do programa como um todo”, explica Rogério Casaes, vice-presidente da Fammopoci (Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares de Cachoeiro de Itapemirim), que é uma das realizadoras do programa.

Detalhes do curso

O curso tem três módulos: saneamento; diagnóstico do córrego; e elaboração de projetos. Ao todo, tem duração de 30 horas, sendo nove presenciais, divididas em três encontros. Ao final, os participantes recebem certificado.

Os córregos, 90% saneados, hoje são prejudicados por lançamentos irregulares de lixo residencial, óleo e outros resíduos. Para saber mais, o telefone é (28) 999392986.

O Programa de Revitalização dos Córregos é realização conjunta da Fammopoci com a prefeitura municipal e a Odebrecht Ambiental.

ELAS VÃO PARTICIPAR

“Todos somos responsáveis”

Moradora do bairro Novo Parque há 50 anos e presidente da Associação de Moradores por três mandatos consecutivos, a auxiliar de educação Infantil Isabel Correa Rodrigues fala da oportunidade que o curso e o programa estão trazendo. “Vamos voltar o olhar para uma demanda fundamental que não está tendo a devida importância. A limpeza do córrego é responsabilidade de cada um”, assegura.

“Impacta na saúde”

Beatriz de Oliveira Santos foi agente de saúde durante 12 anos. Agora, como presidente da Associação de Moradores do Bairro Paraíso, atesta a importância do programa. “A qualidade do córrego impacta diretamente no meio ambiente e na saúde das pessoas. Por isso, incentivamos especialmente quem mora na beira dos córregos a participar. Um grupo maior fala mais alto”, afirma.

VENHA TAMBÉM!

Curso de formação de agentes ambientais comunitários

Objetivo: capacitar interessados em desenvolver projetos comunitários neste ano no entorno dos córregos Amarelo e Cobiça

Agenda para moradores do entorno do córrego Amarelo

Quando: dias 23/7, 30/7 e 6/8, das 19h às 21h30.
Onde: na escola Valdy Freitas, no Paraíso.

Agenda para moradores do entorno do córrego Cobiça

Quando: dias 24/7, 31/7 e 7/8, das 19h às 21h30.

Onde: na escola Florisbelo Neves, no Novo Parque.

Beatriz de Oliveira Santos (1)

Compartilhe: