Reunião com lideranças comunitárias na ETE sobre crise hídrica_29jan2015.3

 

Reunião sobre a crise hídrica tratou do abastecimento do município

A Odebrecht Ambiental reuniu lideranças comunitárias de Cachoeiro de Itapemirim(ES), nesta quinta-feira (29), para compartilhar informações sobre a crise hídrica que atinge o Espírito Santo, além de apresentar o cenário atual do sistema de abastecimento de água da cidade. O encontro foi realizado no auditório da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Coronel Borges.

Apesar do consumo de água per capta em Cachoeiro ser bem menor que a média nacional (140 litros/dia em Cachoeiro ante 180 litros/dia no Brasil), o diretor da Odebrecht Ambiental na cidade, Denis Lacerda, recomendou a continuidade do consumo responsável desse recurso pela população.

“O uso consciente da água é fundamental nesse momento, bem como o compromisso de desenvolvermos ações de recuperação e preservação de nascentes e mananciais. Esses devem ser os pontos centrais de atenção de toda a sociedade”, destacou o diretor, que ressaltou ainda que, mesmo com a crise hídrica, o abastecimento de água da cidade está mantido sem previsão de qualquer medida restritiva.

Inovação em reuso

Como uma das novas medidas da Odebrecht Ambiental para reduzir o impacto da crise hídrica, a concessionária anunciou que iniciou um projeto-piloto de reuso de água na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Córrego dos Monos.

“Começamos a licenciar um sistema para reutilizar o efluente tratado em Córrego dos Monos. Tratada, essa água vai ser reaproveitada para irrigar as lavouras, o que pode ajudar uma parte dos produtores que, neste momento, está sem água. Não será destinada para consumo humano, mas adequada para agricultura”, destacou Denis.

Em seguida, um projeto similar será implantado na maior ETE de Cachoeiro de Itapemirim, que fica no bairro Coronel Borges. Tratada, essa água poderá ser usada pela indústria e para lavar ruas e calçadas.

Diálogo entre prefeitos

Presente no encontro, o prefeito municipal de Cachoeiro de Itapemirim, Carlos Casteglione, destacou que, apesar do serviço de abastecimento de água da cidade não demandar fortes preocupações, a prefeitura fortaleceu o diálogo com os prefeitos e as lideranças dos demais municípios do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim.

“Temos uma das melhores redes de abastecimento do país: mesmo com a vazão do rio na marca histórica de apenas 10.000 litros por segundo, nosso índice de perdas é muito menor do que a média nacional – apenas 13% – e então, na cidade, estamos mobilizando as pessoas para o consumo consciente. E estamos convocando os demais prefeitos e lideranças do Sul do estado para a reunião sobre a crise hídrica que o governo do Estado vai realizar em Cachoeiro nesta segunda-feira, às 15h, no Perim Center. É para desenvolvermos ações articuladas”, destacou o prefeito Carlos Casteglione.

Compartilhe: