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Serviço de esgotamento começa, neste ano, a atender 4.100 famílias

Soturno é um dos próximos distritos de Cachoeiro de Itapemirim (ES) a contar com serviço de esgotamento sanitário. A concessionária Foz está investindo R$ 1 milhão para que, ainda neste ano, 4.100 famílias da comunidade sejam atendidas. Na última quarta-feira (29), dez lideranças locais visitaram as obras com representantes da Foz.

“Lutamos por esse serviço há mais de 20 anos”, explica Jorge Bazoni, um dos participantes da visita que também levou as lideranças à Estação de Tratamento de Esgoto da sede de Cachoeiro, para que todos pudessem observar como funciona a que está quase pronta no distrito. “A construção desse serviço é um dos investimentos mais importantes já realizados na comunidade”, acrescenta.

Além de uma ETE nova, a Foz está construindo 2.000 metros de rede e, em 2013, irá construir outros 2.000, anunciou o gerente operacional da Foz, engenheiro Bruno Marinho, para ampliar ainda mais a cobertura desta que é uma das maiores comunidades do Município, mesmo distante da sede.

A visita também contou com representantes da Prefeitura, que é Poder Concedente dos serviços de água e esgoto, da Agersa (agência reguladora municipal dos serviços) e do vereador Lucas Moulais, que é de Soturno e destacou duas vantagens como as principais, para a comunidade, decorrente do início da operação do sistema: o aumento da qualidade de vida das famílias, que vão passar a ter mais saúde e conforto com o esgoto cuidado adequadamente; e a valorização econômica não apenas dos imóveis, como das atividades agrícolas realizadas em Soturno ligadas ao córrego local.

Cachoeiro de Itapemirim tem quatro ETEs em funcionamento, duas em construção e mais cinco para serem entregues pela Foz até 2016. Quatro dessas últimas começam a ser construídas neste ano, alcançando assim todos os distritos do Município, que hoje já tem mais de 92,5% dos imóveis da área urbana atendidos com serviço de esgotamento sanitário completo. Ao todo, a Foz investe R$ 65 milhões, entre 2012 e 2016, para ampliar o atendimento.

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