Medida foi adotada com base em assessoria especializada do Sesi

Os mais de 600 colaboradores atuais da Usina Paineiras receberam, nas últimas semanas, um kit pessoal de prevenção à contaminação pelo coronavírus. A iniciativa partiu da indústria, que é sediada em Itapemirim (ES), com base na consultoria contratada junto ao Serviço Social da Indústria (Sesi).

Cada funcionário recebeu duas máscaras customizadas, um frasco com álcool 70% e uma cartilha com recomendações preparadas para os trabalhadores da indústria pelo Sesi, que é especializado nesse setor. A medida faz parte de um conjunto de ações que a Usina Paineiras adotou contra o coronavírus desde março.

“Agora também instalamos tapetes sanitizantes em todas as entradas da empresa e estamos desinfectando também toda a parte da indústria especificamente. Já havíamos instalado borrifadores de álcool 70% pelos setores administrativos e operacionais, termômetros para aferir a temperatura de quem chega à indústria e recomendado o distanciamento social”, explica Antonio Carlos de Freitas Junior, gerente da Usina Paineiras.

Ainda em março, assim que o governo do Espírito Santo recomendou o isolamento social, mais de 50 funcionários de grupes de risco foram afastados de suas atividades com remuneração, por mais de 40 dias, para evitar que ficassem doentes. A preocupação com a saúde das pessoas é fundamental para o negócio.

“Estávamos para iniciar uma nova safra, que deve ser a melhor dos últimos cinco anos. Precisamos ter segurança para todos, pois depois que nossa indústria começa a safra, ela só pode parar no final da safra, trabalhando dia e noite. Precisamos dessa segurança inclusive para a segurança do negócio”, acrescenta o gerente.

Além de solicitar o apoio da prefeitura de Itapemirim para reforçar o conhecimento da equipe de Saúde e Segurança do Trabalho da própria usina (que conta com engenheiro, médico e enfermeiro especializados), a indústria contratou a assessoria do Sesi e montou um comitê interno com lideranças de todos os setores.

Presidente desse comitê, Ernestina de Souza Almeida Costa afirma que mais mudanças estão por vir. “Estão sendo trocados os bebedouros e providenciados armários fechados para os pertences dos funcionários, por exemplo. E o enfermeiro agora atua dentro da indústria, controlando diretamente quem precisa estar afastado com atestado, para evitar a propagação os vírus. Até os caminheiros que trazem cana-de-açúcar para a moagem estão passando pelo termômetro”, afirma.

Além de cuidar das próprias equipes, a Usina Paineiras desde março também tem prestado assistência à comunidade em que está instalada (Paineiras), a fim de evitar que pessoas dos grupos de risco minimizem a prevenção.

A indústria também produziu excepcionalmente e doou mais de 5.000 litros de álcool 70% líquido para instituições de saúde de todo o Sul do estado (principalmente hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde – SUS).

Compartilhe: