Ingleses visitam ETE

Profissionais buscam referências de boas práticas em sustentabilidade    

Três engenheiros e um policial de Brighton, a segunda maior cidade da Inglaterra, visitaram, na manhã desta segunda-feira (03), a principal Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Cachoeiro de Itapemirim (ES). Eles participam de um intercâmbio do Rotary Clube que promove a troca conhecimentos sobre mercado e gestão. O grupo foi até a concessionária Foz para entender como práticas sustentáveis podem ser inseridas no sistema de tratamento de esgoto.

A vida no Rio Itapemirim foi o primeiro ponto que chamou a atenção dos ingleses. Para eles, o que aconteceu em Cachoeiro depois da implantação do Serviço de Esgotamento Sanitário é muito parecido com a recuperação do Rio Tâmisa, na Inglaterra. Chegando à ETE, a cortina vegetal de árvores e plantas que envolvem a estação despertou ainda mais o interesse sobre o serviço prestado ao Município.

Certificado pela ISO 14000, o processo de tratamento de esgoto realizado pela Foz  em Cachoeiro atende as normas internacionais dos sistemas de gestão e controle ambiental. Durante a visita, o engenheiro responsável pela ETE, Rodrigo Ismael Lacerda, explicou que o Rio Itapemirim voltou a ter vida graças a qualidade da água que é devolvida pós-tratamento.

“Não utilizamos nenhum produto químico para tratar o esgoto. O processo é totalmente biológico, e constantemente monitorado. Logo, consegue ser sustentável. Inserimos oxigênio nos tanques para que as próprias bactérias se desenvolvam e iniciem a degradação da matéria orgânica, deixando a água própria para retornar ao rio”, completa.

Segundo o presidente do Rotary Clube Oeste, José Clarimundo Amorim, o Intercâmbio de Grupos de Estudo (IGE), como é chamado, acontece com profissionais de vários países e participam, inclusive, pessoas que não fazem parte do clube. O grupo de ingleses vai ficar um mês no Brasil e também vai visitar outras empresas do Estado.

Compartilhe: