Ingleses1

Gestão ambiental da indústria de açúcar e etanol chama a atenção de profissionais britânicos

Exemplos de ações sustentáveis, como a preservação da fauna e flora, a doação de mudas e o reaproveitamento de resíduos, estão sendo levados de Itapemirim (ES) diretamente para Brighton, na Inglaterra. Para trocar conhecimentos sobre mercado e gestão, um grupo de intercâmbio do Rotary Club, formado por três engenheiros e um policial, visitou a Usina Paineiras, no último dia 04.

Um resumo dos cem anos de história da fábrica foi apresentado pela diretoria da usina. Em seguida, o grupo participou de visita técnica as principais instalações.

“A experiência foi muito válida primeiro porque os visitantes ainda não conheciam o processo produtivo dos insumos derivados da cana-de-açúcar, mas, principalmente, porque puderam assimilar várias referências de boas práticas de gestão ambiental”, explica o sócio-fundador do Rotary de Marataízes e presidente da Cooperativa Agrícola dos Fornecedores de Cana (Coafocana), Gilberto Miranda Fernandes.

Além de Gilberto, mais dois membros do Rotary de Marataízes acompanharam a visita, que terminou com um almoço oferecido pela usina. O Intercâmbio de Grupos de Estudo (IGE) do Rotary Club, não apenas recebe, como envia profissionais de diversas áreas por todo mundo, inclusive, pessoas que não fazem parte do clube. O grupo de ingleses vai permanecer um mês no Brasil, visitando diversas empresas do Estado.

 Preservação da Mata Atlântica

A Usina Paineiras possui uma reserva com mais de 1.500 hectares de Mata Atlântica, a “Mata do Ouvidor”. Mais de 770 espécies da fauna e da flora brasileira já foram encontradas no local, sendo, pelo menos, 11 ameaçadas de extinção. Parte da mata pode ser observada às margens da rodovia estadual da Safra, sentido Marataízes –  pouco antes da entrada da usina.

Doação de Mudas

Segunda maior produtora de mudas do Sul do Estado, a Usina Paineiras já doou mais de 300 mil, contribuindo significativamente para o aumento do reflorestamento na região. As mudas são produzidas em um viveiro próprio que existe há 40 anos e tem extensão equivalente a três campos oficias de futebol. São mais de 230 espécies, sendo 80% da Mata Atlântica.

Reaproveitamento do resíduo da cana

O adubo utilizado no viveiro de mudas é feito a partir do resíduo do beneficiamento da cana. Uma matéria rica em nitrogênio, potássio e fósforo, que são os elementos básicos para o crescimento das plantas.

 

Compartilhe: