DSC00815

Total, desde 2009, recuperou 13 hectares considerados estratégicos

Em apenas quatro anos, a Floresta Nacional (Flona) de Pacotuba já recebeu 12.000 mudas de árvores nativas por meio da sua principal parceria externa, o que permitiu recuperar 13 hectares de áreas consideradas estratégicas pela gestão da unidade de preservação, que fica em Cachoeiro de Itapemirim (ES). A parceria é com a concessionária Foz – unidade Cachoeiro de Itapemirim e a Pastoral Ecológica da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim da Igreja Católica.

Crianças da escola estadual do Distrito de Burarama participaram, nesta quarta-feira (10), do plantio simbólico de 50 dessas mudas, que neste ano vão se juntar a outras 5.000 a serem plantadas pela Foz, com parceiros, tanto na Flona de Pacotuba, quanto em outras áreas de interesse para preservação ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Itapemirim.

“Esta área de hoje é importante por ter uma nascente. E é grande o interesse da Flona em realizar esse tipo de atividades com as escolas, também porque o público precisa conhecer o que tem tão perto para ajudar a proteger nossa floresta”, explicou o chefe da unidade de conservação, Alfredo Antonio Neto.

Ao todo, a Flona tem 450 hectares (área equivalente a 450 campos de futebol), sendo que muitas áreas ainda não são cobertas por floresta, dificultando o trânsito de animais e sementes – o que é vital para a diversificação e consequente sobrevivência das espécies, segundo a bióloga Aline Lobato, técnica da Flona responsável pela educação ambiental.

Entre as mudas plantadas nesta quarta-feira estão de jequitibá, angico, ingá, cibipiruna, castanhola, ipê e boleira. O plantio faz parte do programa Rio Vida Reflorescer, da Foz, que com parceiros já plantou mais de 30.000 mudas para a recuperação de 70 hectares.

Integração com escola

A professora dos estudantes que participaram do plantio, Cirlei Brittes, explica que a participação dos estudantes foi muito importante para as ações da escola. “Aqui elas conhecem a realidade do que vamos falar, depois, em sala de aula. Elas observam como podem participar do cuidado da natureza e, quando passar o tempo, vão poder voltar aqui e observar o crescimento das árvores que plantaram”, destaca.

O plantio também foi a primeira atividade da escola dentro da nova parceria educacional com a Foz: o projeto Cuidar Mais, que envolve outras 19 escolas públicas e privadas de Cachoeiro de Itapemirim num novo modelo de trabalho que, em especial, oferece aos estudantes, como recurso didático, um kit de revistas em quadrinhos educativas, baseadas numa metodologia já aplicada em mais de 700 cidades brasileiras, para facilitar a abordagem de assuntos como Sustentabilidade, Saúde e Saneamento, estimulando a criação de novas ações que envolvam inclusive as comunidades do entorno das instituições de ensino.

Antes do plantio, as crianças receberam informações a respeito da Floresta Nacional de Pacotuba e da importância da ação que, logo depois, realizaram. Durante o plantio, elas ficaram encantadas com macacos-prego que acompanhavam a movimentação das pessoas.

Crianças contam o que aprenderam

“Aprendi que essas mudas vêm das árvores maiores, e que plantando eu estou ajudando a recuperar a mata que foi destruída por outras pessoas. Estou cuidando da vida da natureza. Eu plantei um ipê”

Alan Moraes Soares, de 10 anos, estudante da escola estadual de Burarama

“Plantei uma boleira e aprendi que ela é como um bebê, que eu coloquei num berço para crescer e virar uma árvore tão grande como as outras que já estão aqui.”

Olívia Gava, de 9 anos, estudante da escola estadual de Burarama

Compartilhe: