Os descendentes dos imigrantes suíços que chegaram ao atual município de Rio Novo do Sul (ES) há 159 anos vão realizar nesta cidade, nos próximos dias 19 e 20 (sábado e domingo), a nona edição da festa de celebração da imigração.
Serão dois dias com apresentações culturais, comidas típicas e atividades esportivas relacionadas à cultura dos imigrantes. A entrada para o evento é gratuita e quase toda a programação será realizada no Centro Poliesportivo Antônio Luiz da Silva (o antigo parque de exposição, no centro da cidade).
A realização é da Associação Rionovense de Imigrantes Suíços (Aris), com apoio da Prefeitura Municipal de Rio Novo do Sul e outras instituições. E o objetivo, segundo os organizadores, é congregar especialmente os descendentes de suíços, no entanto valorizando também todas as outras culturas que continuam a contribuir para a cidade.
“No sábado, a programação começa às 19h, com exposições de documentos e fotos da época da imigração, comidas e danças típicas e apresentação de bandas culturais do Sul do estado e do coral da nossa própria associação de descendentes de suíços. No domingo, além de cavalgada e competição de carrinhos de rolimã, vamos ter almoço típico, com pratos vendidos a R$ 15,00”, afirma Jairo Decothé, da Aris.
Na culinária de sábado e de domingo, o churrasco vai ter especialmente cortes de carne de porco; a salada de batata é típica da Suíça; também vai ser vendido o famoso chucrute (conserva de repolho fermentado); e, entre os doces, além de fondue, haverá tortas de maçã e de queijo, bem como bombons de chocolate recheados com frutas tropicais da estação.