Eles tiveram uma palestra educativa e plantaram árvores na margem do rio Itapemirim

Mais uma escola integrada ao programa de educação ambiental da Usina Paineiras: estudantes da escola estadual Aurélio Jacques Soares, de Garrafão, em Itapemirim (ES), participaram da manhã de atividades promovida pela empresa nesta quarta-feira (29), com palestra educativa e plantio de árvores na margem do rio Itapemirim.

O programa de educação ambiental faz parte do Programa Ipê Amarelo, que articula o conjunto de ações ambientais da Usina Paineiras que, em 2017, venceu o Prêmio Sustentabilidade da Regional Sul da Rede Gazeta de Comunicação.

Para os dois professores da escola que acompanharam a turma, as atividades contribuem muito com a formação dos adolescentes. “Eles saem da teoria e vêm para a prática. Já sabiam da importância do que estão fazendo, e agora têm essa vivência”, afirmou a professora de Ciências Lívia Cordeiro Machado.

Assim, essa iniciativa aproxima os estudantes da questão ambiental e, por fim, contribui para a “consciência ambiental” dos estudantes de maneira geral, acrescentou o professor de Geografia Giliardo Oliveira Francisco.

A palestra é sobre a importância da plantação de árvores para a regeneração do rio Itapemirim, além de ter uma apresentação do Programa Ipê Amarelo. O plantio é organizado pela usina, na margem do rio, com mudas de espécies nativas da Mata Atlântica preparadas pelo horto da própria indústria. A palestra é oferecida pela própria gestora ambiental da Usina Paineiras, a bióloga Renata Figueira.

O que dizem os estudantes

A maioria dos estudantes nunca tinha participado de uma ação como essa. Uma exceção foi Grazielli Silva Bello, de 14 anos, que ainda assim considerou a manhã muito válida, por ter aprendido novidades. Ela plantou árvores com a sua amiga Kálita Cabral Moté, de 14 anos, que também gostou de participar de tudo e nunca havido estado em atividade afim.

Já as amigas Tâmara Souza Bahia, de 13 anos; Yasmin Lima Marques, de 13 anos; e Sara Couto Guimarães, de 13 anos, destacaram que só sabiam que a Usina Paineiras produzia açúcar; e que não conheciam todas as informações sobre a importância do plantio de árvores para o rio e, por fim, para a sustentabilidade da comunidade. “Agora, vamos valorizar ainda mais o meio ambiente”, disse Tâmara.

Compartilhe: