Lançamento do Água na Escola_30abr2014

Foco de 16 escolas públicas e privadas será nos córregos já saneados

Saneados, mas ainda poluídos pelo que não é esgoto das residências, os córregos de Cachoeiro de Itapemirim (ES) vão ser o foco da edição deste ano do projeto Água na Escola. Ele teve início, nesta quarta-feira (30), com o primeiro encontro de 35 educadores, de 16 escolas públicas e privadas, no auditório da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Coronel Borges.

O Água na Escola é um projeto de educação ambiental que qualifica e apoia os educadores no aproveitamento do material didático já em uso em mais de 700 escolas brasileiras e produzido pela organização Água e Cidade.

“Os alunos adoram o projeto. Ele é muito atual e atraente. Um exemplo de resultado nós vemos no bairro, depois de alguns anos de projetos como esse: o entorno da escola era sujo, e hoje é limpo”, afirma a professora Débora Carla Gonçalves Fagundes, da escola municipal Reverendo Jader, do bairro IBC.

O material didático destinado aos estudantes é um kit de seis revistinhas em quadrinhos com histórias, jogos e informações mais aprofundadas sobre preservação dos rios e dos córregos, destinação adequada de lixo, tratamento de água e higiene doméstica. Neste ano, assim como em 2013, são 2.000 exemplares, entregues gratuitamente.

A nova edição do projeto em Cachoeiro é resultado da parceria mantida pela Odebrecht Ambiental – unidade Cachoeiro de Itapemirim com a Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim e a Superintendência Regional da Secretaria de Estado de Educação (Sedu).

DEPOIMENTO

Cristiane Paris

Secretária Municipal de Educação

“Oportunidade além da escola”

“O projeto Água na Escola é uma iniciativa que transcende o espaço pedagógico e, também, o geográfico, uma vez que trata de um tema tão relevante quanto a preservação de um bem coletivo, que é a água. As revistas em quadrinhos, fornecidas pela Odebrecht Ambiental, chegam como suporte pedagógico ideal para a idade dos alunos, atraindo a atenção para o universo da leitura através de um conteúdo completo. Não podemos perder nada dessa oportunidade de exercer nosso papel principalmente numa cidade como Cachoeiro, nascida às margens do rio Itapemirim.”

FOTO CREDITO Bárbara Wangestel - PMCI - 04

Compartilhe: