Ação faz parte de programa de educação ambiental da Usina Paineiras
Quarenta alunos do quinto ano da escola municipal Narciso Araújo, de Itapemirim (ES), ajudaram a plantar 500 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica na margem do rio Itapemirim, no mesmo município, nesta terça-feira (29), numa ação que faz parte do programa de educação ambiental da Usina Paineiras.
A ação, que foi iniciada pelos estudantes e concluída por funcionários da Usina Paineiras, contou também com o apoio do secretário municipal de Meio Ambiente de Marataízes, Diego Libardi, e parte de sua equipe. Quase todas as 500 mudas de árvores eram espécies de ipê, mas também havia jacarandás e figueiras.
“A Usina Paineiras é parceira em todos os programas de educação ambiental da prefeitura, especialmente doando mudas de árvores, e então nós fizemos questão de prestigiar a ação de hoje”, afirmou o secretário Diego Libardi.
Aplicação do ensino
Além de contribuir diretamente para o meio ambiente, o envolvimento das crianças é importante também do ponto de vista pedagógico, afirma o professor-pedagogo da escola municipal, Anderson Barbosa de Oliveira. “A aplicabilidade do que estudam em ação é preconizada para os temas transversais, como a sustentabilidade”, disse.
Além de aprender a plantar, os estudantes conversaram a respeito da importância do que estavam fazendo com o gestor ambiental da Usina Paineiras, o engenheiro florestal Lucas Moraes de Jesus, que explicou desde a importância do reflorestamento das margens de maneira conceitual, até a necessidade desta ação para o abastecimento de água potável do município onde elas moram.
O que pensam os estudantes
O estudante Marcos Vinícius Santos Marvila, de 11 anos, disse que esta foi a primeira vez que ele plantou uma árvore. “Ajuda a natureza”, concluiu. Já Kauan Bueno Costa Leal, de 11 anos, já plantou algumas com o avô, mas destacou que essa ação serve para “preservar a natureza”.
Também gostaram de participar da ação as amigas Thauiane Rocha Nascimento, de dez anos, e Simone Rocha Pereira Magalhães, de 12 anos. “Eu costumo plantar quando faço piqueniques com meu pai, na beira do rio, e aí tomamos banho nele. Mas hoje foi mais divertido, porque veio o pessoal da escola junto”, disse Thauiane. Já Simone, que só havia cuidando de plantas em casa, plantou na margem do rio Itapemirim pela primeira vez. “O reflorestamento ajuda o nosso rio”, disse.