Seis grandes comunidades começaram a receber redes e Estações de Tratamento
Depois de alcançar quase 100% dos imóveis da sede de Cachoeiro de Itapemirim, o Serviço de Esgotamento Sanitário está chegando, agora, às outras maiores comunidades do município, que ficam nos distritos. Em dois deles, obras ficaram prontas há um ano; outras duas vão ser finalizadas neste ano; e, em mais quatro, os investimentos iniciam no próximo semestre.
Burarama e Córrego dos Monos já contam com o serviço, que impede que o esgoto seja lançado no córrego que abastece lavouras, casas e o agroturismo.
“Rapidamente voltamos a ter peixes no córrego. Antes, não dava nem para chegar perto da ponte. Essa é a obra mais importante já realizada em Córrego dos Monos”, afirma um dos líderes locais, Rildo de Avelar Pícoli.
Em Itaóca e Soturno, as obras estão na reta final. E, no segundo semestre, começam em Alto Moledo, Gironda, São Vicente e Conduru.
“Os esforços para atender o crescimento do Município fazem parte do novo ciclo de investimentos da Foz em Cachoeiro. Até 2016, vão ser aplicados R$ 65 milhões para que os serviços de água e esgoto sejam entregues a mais 31 comunidades, tanto em localidades distantes da sede, quanto em áreas de expansão urbana”, explica o Diretor da concessionária Foz – unidade Cachoeiro de Itapemirim, Pablo Andreão.
Seis novas ETE’s
Em cada comunidade dessas, são construídas novas redes e instalados equipamentos complementares, como estações de bombeamento, além de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Tudo planejado, construído e operado pela concessionária Foz, da Odebrecht Ambiental.
Com esses investimentos sendo realizados até 2016, o índice de atendimento de Cachoeiro de Itapemirim vai continuar a ser um dos maiores do Brasil, alcançando 95%, enquanto a média nacional é de apenas 35%.
Cachoeiro é referência internacional
A realidade dos serviços de água e esgotamento sanitário de Cachoeiro mudou com sua concessão à iniciativa privada. Há apenas 15 anos, só 5% dos imóveis contavam com o Serviço de Esgotamento Sanitário.
Porém, com a atuação da Foz, Cachoeiro não apenas ampliou seu atendimento, como o qualificou a tal ponto que se firmou, em 2012, como um dos melhores do Brasil: afinal, a Foz – unidade Cachoeiro de Itapemirim recebeu, em novembro de 2012, o inédito Troféu Platina no Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS) – o mais importante reconhecimento latinoamericano para a área.