Preocupação é com risco da situação ser mais grave que em 2013
Combate à dengue reforçado em Cachoeiro de Itapemirim (ES): a prefeitura agora conta com o apoio de grandes empresas locais, organizadas pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acisci).
Junto dos agentes que fazem o combate ao mosquito da dengue, carros de som percorrem os bairros com pessoas que distribuem os 50.000 panfletos educativos patrocinados pela Unimed Sul Capixaba, a Foz e a Grafband.
“Trata-se de uma preocupação com a saúde de toda a população e com o impacto que uma epidemia pode causar dentro das nossas próprias empresas”, afirma o vice-presidente da Unimed Sul Capixaba, o médico Silvio Casotti.
Moradoras do bairro Jardim América, Orly Pacheco e Therezinha Afonso Miranda consideram a iniciativa válida. “É importante, porque, na minha rua, muita gente teve dengue em 2012 ou 2013”, afirma Orly.
Dificuldade é dentro das casas
Apesar da prevenção e do combate não pararem, a prefeitura tem tido muita dificuldade em atuar especialmente dentro das casas, onde estão cerca de 80% dos focos do mosquito transmissor da doença.
Outro agravante é que uma nova variação do vírus da dengue está em circulação na cidade, deixando quase toda a população suscetível a ficar doente novamente. A situação pode se tornar ainda mais grave se o novo vírus se alastrar também para cidades vizinhas.
Todos mobilizados
A mobilização da prefeitura com as empresas considera fundamental a parceria com as igrejas e demais associações para também incentivarem, junto aos seus membros, especialmente a limpeza e a tomada de mais providências para minimizar o impacto previsto. Para mais informações, os telefones disponíveis da prefeitura são 156 (Ouvidoria) e 3155-5711 (Vigilância Ambiental).