Foto sobre saneamento de córregos aprovada para jornal Comunidade em Foco_03nov2014.1

 Evento vai envolver as famílias das comunidades no próximo sábado (22)

Mais de 300 pessoas são esperadas para um mutirão no córrego Amarelo que será realizado na manhã do próximo sábado (22), em Cachoeiro de Itapemirim (ES). Nesse “Dia D de Limpeza do Córrego”, dois grupos da comunidade vão promover a ação em dois pontos diferentes: um no bairro Paraíso, outro no bairro Amarelo. Simultaneamente, uma caminhada vai percorrer os bairros para sensibilizar os moradores a respeito da iniciativa, e a prefeitura vai realizar uma ação de recolhimento de entulho dos imóveis da região. Um dia diferente de educação sobre o descarte correto dos resíduos.

“Na mesma manhã, teremos várias atividades recreativas e de educação ambiental, para as crianças e suas famílias, sendo oferecidas gratuitamente na praça do bairro Paraíso, a partir das 7h. Essa ação faz parte do Programa de Revitalização dos Córregos, lançado em junho, em Cachoeiro”, explica Micheline Bernabé, que é responsável pelo programa na Odebrecht Ambiental.

O Programa de Revitalização dos Córregos é uma parceria da Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares de Cachoeiro de Itapemirim (Fammopoci) com a prefeitura de Cachoeiro, a Agersa (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados) e a Odebrecht Ambiental (concessionária municipal dos serviços de água e esgoto).

A Polícia Ambiental e o Tiro de Guerra também estarão presentes. “A conscientização da sociedade para a preservação dos recursos hídricos é peça-chave de qualquer política ambiental”, destaca o comandante da Companhia de Polícia Ambiental de Cachoeiro, o capitão Reinaldo Faria Vieira.

Necessidade
“Vamos percorrer dois dos trechos que ainda precisam de muita atenção das comunidades, pois têm lançamento de lixo e outros resíduos, embora já contem com o serviço de esgotamento sanitário completo”, afirma Rogério Casaes, vice-presidente da Fammopoci.

Assim como o córrego Cobiça, o Amarelo foi escolhido para iniciar o Programa de Revitalização dos Córregos por estar entre os que têm o entorno mais densamente povoado. Em Cachoeiro, quase todos os córregos estão saneados, e o serviço de esgotamento sanitário completo é prestado a mais de 95% de todos os imóveis da área urbana (inclusive a sede dos distritos).

“Para participar conosco de todo o programa, estamos convocando não apenas as lideranças e as entidades da sociedade, como também a população em si: as famílias também podem participar do Dia D e se informar sobre as outras iniciativas que estão sendo desenvolvidas para revitalizar os córregos”, destaca Denis Lacerda, diretor da Odebrecht Ambiental em Cachoeiro de Itapemirim.

Educação e inovação
A realização do Dia D também é parte importante de outra etapa do programa: a conclusão do curso de formação de agentes ambientais comunitários que envolveu dezenas de voluntários nos últimos meses.

Os novos agentes são vizinhos dos córregos Amarelo e Cobiça que, agora mais qualificados e organizados, começam a apoiar suas comunidades no desenvolvimento de projetos locais.

Compartilhe: